Como funcionam as estradas e rodovias brasileiras

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A infraestrutura de
transporte primário brasileiro enfrenta muitos desafios. De acordo com o Fórum
Econômico Mundial, o Brasil ocupa o 107º lugar em 144 países em nível de
desenvolvimento de infra-estrutura. As estradas e os portos precisam ser
atualizados. O método mais comum de transporte de carga é em caminhões via
estradas devido a uma rede ferroviária limitada. Apesar da existência de vários
rios, as vias navegáveis ​​raramente são usadas, exceto na região amazônica,
onde geralmente os rios são a única maneira de acessar muitos pontos isolados.
As ferrovias são poucas e não competitivas. O uso de trens para o transporte de
passageiros de longa distância é restrito a algumas rotas turísticas urbanas,
enquanto o transporte de carga é principalmente restrito a minerais em bruto.
 Em 2016, o
presidente do Brasil, Michel Temer, lançou o Programa de Parceria de
Investimento (PPI), também conhecido como “Projeto Crescer”, um
programa de concessões de infraestrutura para levantar US $ 14,4 bilhões em
investimentos para construção e operação de estradas, terminais portuários,
ferrovias e linhas de transmissão de energia. O programa é uma parte fundamental
da estratégia do governo para restaurar a confiança das empresas. De acordo com
o GoB, serão abertos 55 novos projetos para o setor privado. A lista completa
de projetos PPI está localizada no site “Projeto Crescer”.
 O novo
programa é conduzido por várias considerações-chave:
1. À medida que o
Brasil surge de uma recessão devastadora, o governo brasileiro enfrenta uma
situação fiscal apertada que limita sua capacidade de gastar dinheiro em
grandes projetos de investimento.
2. Dado o
financiamento de investimento público limitado, o GOB se concentrou na
transferência de bilhões de ativos aeroportuários, rodoviários, ferroviários e
portuários estatal para investidores privados através de contratos de concessão
de infra-estrutura de longo prazo (até 30 anos) (parceria público-privada –
PPPs ).
3. O principal
motor do crescimento econômico são as exportações, particularmente das
commodities, mas a atual infraestrutura primária do Brasil está a ser um
gargalo para expandir as exportações. Portanto, o Brasil precisa abordar uma
infinidade de necessidades em todo o setor de infraestrutura;

4. A corrupção
vinculada a concessões de infra-estrutura passadas, levantou o desejo do
governo de levar investimentos e financiamentos externos.

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